Notícias

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
15/12/2015

Irapuan Costa Júnior lança dois livros no Palácio das Esmeraldas

O ex-governador do Estado de Goiás, Irapuan Costa Júnior, apresentou, em sessão solene no Palácio das Esmeraldas, duas novas obras: “Jogo da Memória — Lembranças, Livros e História” e “Primeiros Princípios”, do filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903), traduzido por Irapuan.

Marconi e Valéria Perillo receberam, na noite do dia 8 de dezembro, familiares e convidados do ex-governador, que é pai da secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, fruto do primeiro casamento dele com a senadora Lúcia Vânia (PSB).

Até agora inédito em língua portuguesa, mesmo ante os 153 anos de lançamento, Primeiros Princípios é considerado um dos livros mais influentes do século XIX, por ampliar a discussão do evolucionismo de Charles Darwin. “Extrapolou os limites da biologia”, diz a sinopse da Ex Machina.

“Um livro que me chamou atenção há muitos anos, quando li. Sempre me perguntava ‘por quê’ não havia sido traduzido e nunca encontrei explicação convincente. Cansado de procurar explicação, resolvi então traduzir para que este ‘mistério’ desapareça de uma vez por todas”, discursou Irapuan.

A outra obra, Jogo da Memória, reúne histórias vividas pelo ex-governador. Mais do que registros históricos, segundo ele, têm intuito de prover entretenimento. “São episódios que eu vivi. Um livro leve, feito para diversão. Um livro que a gente digere, enquanto está lendo”, classificou Irapuan, que entregou exemplares ao governador Marconi.

O ex-governador, que fará 78 anos no próximo dia 23, agradeceu a disposição de Marconi e Valéria Perillo em recepcionar o lançamento. “Faz parte do caráter do casal”, afirmou.

Fez referência também àqueles que considera seus incentivadores, Hélio Moreira (escritor e presidente da Academia Goiana de Letras), Aidenor Aires (poeta e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás), e Euler de França Belém (jornalista, editor-chefe do Jornal Opção).

“Me incentivam a escrever, embora, aos quase 80 anos eu seja um iniciante nas letras”, agradeceu. Ele mencionou a esposa, Sueli, que o ajudou na revisão “Leu as 500 páginas do Spencer pelo menos duas vezes, procurando os erros, tentando fazer melhor o texto”, lembrou. A renda obtida com a venda dos livros no lançamento, de acordo com o ex-governador, será doada para Associação de Combate ao Câncer de Goiás.

Irapuan Costa Júnior foi prefeito de Anápolis entre 1973 e 1974. Em seguida, governou Goiás de 1975 a 1979. Eleito deputado federal, exerceu mandato nos anos de 1983 a 1987. Foi Senador da República de 1987 a 1995, ocasião em que participou da Assembleia Nacional Constituinte. Exerceu também o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios.

“Um grande governador que se dedicou muito à Cultura. Todos reconhecem que Irapuan, enquanto governador, enquanto prefeito, sempre valorizou as artes, sempre valorizou a Cultura”, destacou Marconi em discurso. “Irapuan Costa Júnior muito me ensinou e muito me estimulou em minha caminhada”, revelou Marconi.

Ano passado, Irapuan reuniu artigos crônicas publicados no Jornal Opção e os publicou em um livro sob o título “Teimosas Lembranças”.

Estiveram presentes, ainda, secretários Ana Carla Abrão (Fazenda), Raquel Teixeira (Educação, Cultura e Esporte) e Frederico Jayme (Gabinete); a presidente do Tribunal de Conta do Estado de Goiás, Carla Santillo; o presidente do PSDB de Goiás, Afrêni Gonçalves; o presidente da Saneado, José Taveira; os amigos e médicos de longa data Waldemar Naves do Amaral e Maurício Guilherme Campos Viggiano e autoridades de todo o Estado.

Fonte: Com informações do Jornal Opção

Comente pelo Facebook